Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesProjeto Tainacan vai disponibilizar acervo do Museu Victor Meirelles na internet
Encontro promovido no dia 13 de dezembro de 2018 no Museu Victor Meirelles.
Crédito de imagem: Ana Viegas.
Todo o acervo do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) estará em breve disponível para consulta e pesquisa online graças à ferramenta Tainacan – plugin para WordPress de código aberto, voltado à gestão de acervos culturais de arquivos, bibliotecas, museus e cinematecas. Nesta quinta-feira (13/12), equipe composta por membros do MVM, do Ibram, da UnB, da UFG e da UFSC se reuniu para apresentação do repositório digital, que é resultado de parceria entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Goiás, com adesão do Instituto Brasileiro de Museus.
Durante o encontro, o Museu Victor Meirelles exibiu o projeto de pesquisa Victor Meirelles: Memória e Documentação e os presentes debateram maneiras de os dois programas dialogarem. Com o Tainacan, a ideia é que o site institucional do Museu abrigue informações completas sobre o seu acervo e seu projeto, disponibilizando, também, imagens em alta resolução de suas coleções para download gratuito. Hoje, o MVM possui duas coleções, entre pinturas e desenhos de Victor Meirelles e de artistas modernos e contemporâneos. Novas reuniões estão planejadas para os próximos meses para viabilização do Tainacan. Mais informações em http://tainacan.org.
Saiba mais – Projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação
O Projeto Victor Meirelles: Memória e Documentação compreende a criação de um Banco de Dados e Imagens da obra completa (desenhos, pinturas, estudos, projetos, relatórios, cartas, etc.) do artista Victor Meirelles e de todo o acervo textual, iconográfico, museológico e arquitetônico (retratos do artista, notícias na imprensa, biografias de VM, bens móveis e imóveis, etc.) que contextualize sua vida e sua obra, no Brasil e no exterior, do século XIX aos dias atuais. Esse projeto compreende também a realização de um livro, de um seminário e de uma exposição itinerante. Foi iniciado em março de 2008 com o apoio da Petrobras.