Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesSeleção de Exposições Temporárias – Resultado final
A comissão curatorial da chamada pública para exposições temporárias do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) selecionou as duas propostas vencedoras que entrarão em cartaz entre os meses de maio e setembro de 2025. As escolhidas foram 12 sentidos, de Adriane König com curadoria de Marc Engler, e Territórios da Memória, de artistas do Coletivo Ramas Poéticas (Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina/Udesc) com curadoria de Silvana Macêdo. Os critérios de pontuação foram a adequação ao espaço e viabilidade de execução, a originalidade e qualidade técnica, a adequação ao público infantil, abordagem dos temas de gênero ou etnia e a promoção de interatividade e de acessibilidade.
Na exposição 12 Sentidos, busca-se explorar a visão antroposófica sobre o desenvolvimento humano, destacando a importância da igualdade de gênero na arte e promovendo a expressão artística das mulheres. Adriane König utiliza a colagem manual para criar 12 obras e uma instalação que representam os 12 sentidos humanos, conforme propostos pelo filósofo e educador Rudolf Steiner. A exposição buscará inspirar as mulheres a descobrir seu verdadeiro potencial e a se tornarem mais autônomas, confiantes e expressivas, além de promover a igualdade de gênero na arte e oferecer um espaço para que as mulheres e crianças possam expressar seu talento e criatividade de forma autêntica.
Já na exposição Territórios da Memória, artistas de diversas partes do território Ladino Amefricano – desde Cuba ao Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil – apresentam trabalhos que refletem sobre as marcas desses lugares de origem na memória dos corpos que se deslocam por diferentes paisagens. Os territórios da memória são concebidos como espaços tanto internos como externos e intimamente entrelaçados, pois as experiências vividas se dão em contextos geopolíticos e sociais específicos. As produções de cunho autobiográfico evidenciam questões de gênero, étnico-raciais, sexualidade, classe, migrações e regionalidade a partir do Sul Global.
Comissão curatorial da chamada pública para exposições temporárias:
Celia Maria Antonacci Ramos – Universidade do Estado de Santa Catarina
Bianca Tomaselli – Universidade Federal de Santa Catarina
Luanda de Oliveira Rainho Ribeiro – Artista e Doutoranda em Artes Visuais
Moara Tupinambá – Artista e ativista
Isabel Maria Carneiro De Sanson Portella – Instituto Brasileiro de Museus
Simone Rolim de Moura – Instituto Brasileiro de Museus
Ticiane Bombassaro Marassi – Instituto Brasileiro de Museus
Artistas do Coletivo Ramas Poéticas:
ciber_org; Damiana Bregalda; Dalva França de Assis; Eva Alves Lacerda; Geórgia Mendes; Isabela Picheth; Kamile Hannah Freire; Lívia Auler; Mariurka Maturell Ruiz; Matheus Solar; Monique Burigo; Silvana Macêdo.
Dúvidas a respeito da chamada pública:
mvm.exposicoes@museus.gov.br