O Programa Exposições é responsável pela concepção, planejamento, programação, execução (incluindo a montagem e a desmontagem) e a avaliação das exposições de curta e longa duração do MVM. Entre seus principais objetivos, nossas Exposições visam oferecer ao público conteúdos atualizados sobre as artes visuais, em especial a produção artística de Victor Meirelles, e buscam dialogar com realidades socioculturais diversas incentivando a reflexão crítica sobre o patrimônio artístico brasileiro.
Exposições de Longa Duração
As exposições de longa duração do Museu Victor Meirelles apresentam ao público as obras de arte de sua Coleção Victor Meirelles com o objetivo de difundir a produção artística de Victor Meirelles refletindo sobre sua importância na história da arte brasileira, sobre a linguagem e as características de seu método de trabalho e sobre os diferentes cenários artísticos do século XIX.
Acesse a página das exposições de longa duração aqui.
Exposições Temporárias:
O Museu Victor Meirelles tem desenvolvido exposições temporárias de maneira sistemática tendo em vista democratizar o acesso aos espaços públicos destinados à arte e também a formação de público por meio da exposição de grandes artistas ou relevantes acervos externos ao Museu.
As exposições temporárias do Museu Victor Meirelles acontecem, em geral, bimestralmente e costumam abarcar projetos selecionados via Edital Público, por uma Comissão de Seleção externa estabelecida a cada ano, e exposições convidadas ou organizadas pela equipe do MVM, seja de artistas ou acervos de relevância regional, nacional ou internacional ou de diálogos entre coleções de diferentes instituições ou colecionadores particulares.
Acesse a página das exposições temporárias aqui.
Audioguias
O MVM dispõe também de audioguias, nas opções português, espanhol e inglês. Além desses três idiomas, há aparelhos adaptados para linguagem de libras. O “Projeto Audioguias do MVM” traz informações sobre a edificação e sobre a vida e a obra de Victor Meirelles e foi realizado com recursos do edital “Patrimônio Cultural” da Caixa Econômica Federal.