Projeto “Victor em 4D”
Resumo do Projeto
A equipe do Museu Victor Meirelles tem o prazer de apresentar ao público o Projeto “Victor em 4D”, uma exposição sobre a vida e a produção artística de Victor Meirelles de Lima (1832-1903), pintor nascido na antiga Nossa Senhora do Desterro, em quatro diferentes dimensões: estética, histórica, política e simbólica.
O objetivo principal da exposição é sugerir possíveis leituras sobre o acervo do artista preservado pelo Museu Victor Meirelles, buscando identificar as características estéticas de suas obras de arte, as diferentes fases de Victor como aluno, professor e artista, o ambiente em que sua produção estava inscrita na segunda metade do século XIX e o legado deixado pelo pintor como patrimônio artístico nacional.
A exposição está organizada em 4 módulos expositivos:
De 17 de maio a 12 de agosto de 2017
Algumas características da arte de Victor Meirelles. O estudo permanente como processo de criação artística. Análise estética das obras de arte. O que o olhar dedicado pode nos revelar?
De 18 de agosto a 11 de novembro de 2017
A infância de Victor, o aluno, o professor, o artista, o pintor de panoramas. As histórias de suas pinturas históricas. As histórias que contam as pinturas históricas.
De 16 de setembro de 2017 a 24 de fevereiro de 2018
Victor Meirelles como artista do Império. As relações de Victor com a corte imperial brasileira. O papel de Victor na Academia Imperial de Belas Artes e no Liceu de Artes e Ofícios. O projeto de construção de uma identidade nacional.
Módulo 4. Dimensão Simbólica – Parte 1. O legado de Victor
De 28 de fevereiro a 12 de maio de 2018
A produção artística de Victor Meirelles como patrimônio nacional. Os museus e as coleções que preservam sua produção. O Museu Victor Meirelles. As narrativas dos museus e as pesquisas sobre Victor Meirelles.
Módulo 4. Dimensão Simbólica – Parte 2. Victor e o tempo presente
De 26 de junho a 11 de agosto de 2018
Como perceber a produção de Victor Meirelles no século XXI? As relações artísticas com a arte do século XX e XXI. Victor e a cidade de Florianópolis (antiga ‘Nossa Senhora do Desterro’).