Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesFanfarra da Ponte promove oficina sobre projetos culturais e captação de recursos
A associação cultural Fanfarra da Ponte promove a oficina gratuita Projetos Culturais e Fontes de Recursos no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) entre os dias 22 de setembro e 10 de novembro de 2025, das 18h30min às 21h30min, totalizando oito encontros. As ministrantes são as produtoras culturais Mônica Becker e Rê Schlickmann, que ensinarão como aprimorar conhecimentos em elaboração de projetos culturais e nas diferentes formas de captação de recursos. O evento é realizado por meio de emenda parlamentar com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Museu da Escola Catarinense (MESC). As inscrições ocorrem até o dia 20 de setembro por meio do link disponível na Bio do perfil da Fanfarra da Ponte (@fanfarradaponte) na rede social Instagram.
Mônica Becker é Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua como produtora cultural há 13 anos. É sócia da Base Cultural Produções Artísticas e já desenvolveu projetos na área de música – Seminário de Improvisação Musical Brasileira, como produtora da Fanfarra da Ponte e da Escola Popular da Ponte; audiovisual – DVD Rendas ao Vento, Produtora Executiva do 1º e 2º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC); edição de livros e fotografia artística – Expedição Brasil e Carvão Mineral entre outros projetos. Trabalha com editais e leis de incentivo.
Rê Schlickmann é produtora cultural, pedagoga, administradora e mestre em Educação pela Udesc. Atua com produção cultural desde 2017, especialmente produção executiva e de campo. Foi produtora da artista Dandara Manoela de 2017 a 2024, onde organizou shows, turnês nacionais e internacionais, cursos de canto, escrita e execução de projetos para editais e campanha de financiamento coletivo. Atualmente atende de forma autônoma como produtora executiva e de campo, especialmente com a artista Negra Si, Pérolla Luciana, o bloco Filhas e Filhes de Eva, a Fanfa da Ponte Show e na empresa de arte educação Platô Cultural. Também integra o Instituto Muhda.
Saiba mais
Fanfarra da Ponte
A Fanfarra da Ponte surgiu no Carnaval de 2020, em Florianópolis, como um grupo de músicos que leva música e alegria às ruas. Além dos cortejos, consolidou-se como espaço de formação por meio do Núcleo de Estudos de Sopros e Percussão, que reúne participantes de diferentes níveis para aprender, criar arranjos e se apresentar em locais públicos. O grupo já realizou ciclos de formação com dezenas de participantes, mantém repertório variado elaborado por seus professores e promove apresentações gratuitas e acessíveis em diversos pontos da cidade. A Fanfarra da Ponte, acima de tudo, constitui um movimento cultural que valoriza a música como expressão coletiva e a cidade como palco, com destaque para o Carnaval. Mais informações: www.fanfarradaponte.com.br
O QUÊ: Oficina Projetos Culturais e Fontes de Recursos
QUANDO: 22 e 29 de setembro; 6, 13, 20 e 27 de outubro; 3 e 10 de novembro
HORÁRIO: 18h30min às 21h30min
ONDE: Museu Victor Meirelles Rua Victor Meirelles, 59 – Florianópolis, SC
VAGAS: 20
VAGAS PRIORITÁRIAS: 10 vagas para pessoas negras, LGBTQIAPN+, povos originários, PcDs, mãe e/ou pai solo