INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Ibram publica documento sobre parâmetros para análise de projetos de arquitetura de museus

publicado: 21/12/2021 15h29, última modificação: 21/12/2021 15h34

O Instituto Brasileiro de Museus (Secult/MTur), por meio da Coordenação de Espaços Museais e Arquitetura (Cema/DPMUS), publicou um documento que estabelece parâmetros para análise de projetos de arquitetura de museus. A arquiteta e urbanista Bettina Collaro Goerlich de Lourenço, servidora do Museu Victor Meirelles, participou da elaboração do projeto compondo o Grupo de Trabalho (Portaria nº 132, de 1º de fevereiro de 2021). Este visou sistematizar e apresentar de forma descomplicada procedimentos relacionados à análise de projetos de arquitetura de museus, encorajando e fortalecendo a participação das equipes dos museus na atividade.

Estabelecer critérios para análise de projetos de arquitetura de museus com a finalidade de aperfeiçoar a qualidade, identificar possíveis erros e propor a padronização de procedimentos no âmbito do Ibram são objetivos específicos do documento “Parâmetros para análise de projetos de arquitetura de museus”. Da concepção até a entrega final, busca-se dar suporte a todas as fases do processo de análise de um projeto para o museu, sendo um norteador a todos os profissionais envolvidos. O instrumento contempla os aspectos técnicos entendidos como necessários na qualificação do desenvolvimento dos projetos em edifícios de museus, de acordo com suas características próprias, seu planejamento e sua realidade local na tentativa de otimizar o diálogo entre o museu e o projeto que se vislumbra para seu conjunto edificado.

O uso do instrumento propõe a comunicação ativa da equipe do museu, composta pelos diferentes setores da unidade, garantindo a representatividade no processo de tomada de decisão com os projetistas. Nesse diálogo, o documento traz questões que devem ser respondidas de maneira satisfatória para todas as partes envolvidas. A partir do questionário, a equipe do museu solicitará aos projetistas esclarecimentos sobre pontos relevantes para definição de um projeto que não apenas cumpra os requisitos técnicos e formais, mas também atenda suas finalidades e possa ainda agregar mais valor a seu resultado. O instrumento poderá ser utilizado pelas equipes dos museus que estão desenvolvendo projetos de acessibilidade física, expografia, luminotécnica, museografia, além de hidráulica, elétrica, arquitetônico – enfim, todos os projetos de intervenção no espaço do museu. O documento está disponível abaixo: