O Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) segue adotando medidas de proteção contra a Covid-19 em razão do aumento significativo de casos em Florianópolis. Recentemente, o Protocolo Sanitário do MVM foi atualizado para abertura ao público e ocupação máxima dos espaços com segurança. Continuam em vigor medidas de distanciamento social, higienização constante do ambiente, uso de álcool 70%, uso de bebedouros somente com copos individuais e a recomendação da utilização de máscaras, embora não obrigatório.
A Prefeitura Municipal de Florianópolis atualizou o Risco Potencial de contágio para Alto (cor vermelha) e recomenda a todos utilizar máscaras em locais públicos fechados, evitar aglomerações e manter a vacinação em dia, inclusive a dose de reforço. No mês de maio, o número de casos ativos se manteve acima de 2.700 e a taxa de ocupação de leitos em UTI na rede pública e privada de saúde segue próxima de 100%, ou seja, praticamente não há mais vagas para novas internações.
Visitas técnicas, escolares ou de grupos devem ser agendadas previamente pelo e-mail mvm.educativo@museus.gov.br, podendo ocorrer divisão do número de visitantes em respeito à capacidade máxima de circulação no espaço. Solicitações de pesquisa no acervo museológico serão acordadas pelo e-mail mvm@museus.gov.br. As consultas presenciais à Biblioteca ocorrerão de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, com marcações com antecedência mínima de 48 horas pelo e-mail mvm.biblioteca@museus.gov.br.
Eventos e reuniões de cunho educativo e cultural no Auditório devem ser marcados com antecedência mínima de 48h pelo e-mail mvm@museus.gov.br. Não é permitido coffee break e a instituição não oferece equipe de apoio. A partir do dia 15 de junho, o horário de funcionamento será ampliado. A visitação passa a ocorrer de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 15h. A entrada é gratuita.