INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Homenagem dos 118 anos de falecimento do artista com lançamento de livro

publicado: 17/02/2021 09h09, última modificação: 29/06/2022 15h52

Na data em que se completam 118 anos da morte de Victor Meirelles de Lima (1832 – 1903), 22 de fevereiro de 2021, o Museu Victor Meirelles e a Profa. Dra. Mara Rúbia Sant’Anna (UDESC) homenageiam o artista lançando o livro O Jovem Victor Meirelles: tempos, traços e trajes. Disponível nas versões impressa e digital, o livro contou com o apoio do MVM e do Museu Nacional de Belas Artes (Ibram/MTur). Nas páginas, a autora Mara Rúbia aborda a coleção “Estudo de Trajes Italianos”, realizada no século XIX pelo consagrado pintor oitocentista, com o objetivo de analisar as relações discursivas entre os registros artísticos dos trajes tradicionais de uma região, considerando os processos de memória social e as narrativas visuais neles contidos.

A publicação é resultado do estágio de pós-doutoramento desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ, cujo projeto “Olhares românticos entre cores e traços: Victor Meirelles e o Estudo de Trajes Italianos, 1853-1859” foi financiado pelo CNPq. Também envolve recursos da UDESC e da FAPESC. Após o estágio, mais dois anos foram dedicados à pesquisa em acervos no Rio de Janeiro, Florianópolis, Paris e Roma. A pesquisa é formada por 170 obras, sendo 104 pranchas coloridas, pertencentes aos Museus Victor Meirelles e ao Nacional de Belas Artes e de alguns colecionadores particulares, completadas por mais 66 registros catalográficos de desenhos em preto e branco e de tamanhos e títulos diversos.

O livro se divide em três partes: “Ainda na sala”; “Casa a dentro” e “Através das janelas”, com um total de sete capítulos, sendo dois na primeira parte, três na segunda e dois na terceira, mais a conclusão. Segundo a autora, todos os capítulos estão a serviço do objetivo geral do trabalho, que é dar complexidade à singeleza da obra Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles, fazendo-a reverberar nas condições das narrativas visuais produzidas e nas memórias concatenadas sobre o vestir e o humano para o Ocidente. As edições físicas serão doadas para bibliotecas de instituições públicas. O conteúdo digital, na íntegra, pode ser baixado gratuitamente.

Saiba mais

A autora

Mara Rúbia Sant’Anna nasceu em Laguna/SC, 1969. Licenciada em História (UFSC, 1990), Mestre em História do Brasil (UFSC, 1996), Doutora em História (UFRGS, 2005). Realizou pós-doutoramento na Université de Strasbourg (2012) e EBA-UFRJ (2017). É autora dos livros O velho no espelho (2000), Teoria de moda (2007/2009), Elegância, beleza e poder (2014), Sociabilidades coloniais (2016), Império: uma civilização nos trópicos (2019), além de inúmeros artigos e capítulos desenvolvidos a partir dos temas de predileção: aparência, poder, imagem, publicidade, moda e ensino superior. Dirige desde 2005 o Laboratório de pesquisa “Moda, Artes, Ensino e Sociedade”, filiado ao CNPq e faz parte do corpo docente permanente do Centro de Artes/UDESC.

Sumário

PREFÁCIO

O Jovem Victor Meirelles: tempos, traços e trajes de Mara Rubia Sant’ Anna

Preâmbulo ou Átrio

Introdução: De um projeto ao percurso

1ª parte – Ainda na sala

Capítulo 1 – A formação do artista no século XIX – a permanência da tradição

1.1 A formação acadêmica

1.2 Normas vigentes

1.3 O aprendizado em Roma

1.4 O aprendizado em Paris

1.5 Inspirações tangenciadas

Capítulo 2 – Narrativas de tradição

2.1 Em busca de uma tradição

2.1.1 Por uma vereda

2.1.2 Ilustradores de trajes do século XIX

2.2 Trajes, moda e história

2.3 Romantismo e a produção da memória social do vestir

2ª parte – Casa a dentro

Capítulo 3 – Rastros escritos: Victor Meirelles de Lima

3.1 Escritos de testemunhas

3.2 Escritos comemorativos

3.3 Escritos acadêmicos

3.4 Escritos de revisão e crítica

Capítulo 4 – Rastros de manchas: os trajes italianos de Meirelles em pranchas coloridas

4.1 A coleção

4.1.1 Quantidade, distribuição por acervos, denominação e origem da coleção

4.1.2 Dimensões

4.1.3 Técnicas e materiais

4.1.4 Autoria, datação, títulos e local de realização

4.2 As pranchas

4.2.1 Ambiência e objetos

4.2.2 Posição e flexão das figuras

4.2.3 Tipos humanos representados quanto ao gênero e a faixa etária

4.2.4 Tipologia de trajes, cores, formas e acessórios do vestuário representados

A – Gênero feminino

B – Gênero masculino

Capítulo 5 – Rastros de linhas: os trajes e outros rabiscos de Meirelles

5.1 A coleção

5.1.1 Os acervos

5.1.2 As denominações dos registros catalográficos

5.1.3 Dimensões e materiais

5.1.4 A datação e o local

5.2 Os desenhos

5.2.1 Ambiência e posicionamento das figuras

5.2.2 Representações de objetos e condições sociais e de gênero

5.2.3 Trajes e tendências de moda

A – Gênero feminino

B – Gênero masculino

3ª parte – Através das janelas

Capítulo 6 – O visto e o sentido

6.1 Desmontar os estudos, olhando pelas vidraças

6.2 Remontar os estudos a partir da luz da janela

6.2.1 Materiais, técnicas e temáticas

6.2.2 Trajes

6.3 Move-se o olhar, desmonta-se o ângulo, o sentido se vê

Capítulo 7 – O silêncio dos estudos

7.1 A irmandade

7.2 Dos sussurros aos indícios

7.3 A voz do autor em meio aos silêncios das irmandades

Últimas Linhas e Traços

Referências

Lista de Figuras

Lista de Quadros