Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesMuseu Victor Meirelles oferece programação gratuita de férias
O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) vai promover atividades gratuitas de férias para jovens, adultos e crianças a partir dos dez anos de idade nos dias 9, 11 e 13 de dezembro. Às 14h do dia 09, terça-feira, acontece a oficina artística “Colagem e mosaicos em cartões inspirados na obra de Rodrigo de Haro”, ministrada pelo artista visual Gustavo Henrique Scheidt. Este também conduzirá a oficina “Entre criaturas: O Universo de Eli Heil” às 10h do dia 11, quinta-feira. Já às 11 e às 14h do sábado, dia 13, a servidora responsável pelo Programa Ação Educativa do Museu Victor Meirelles, Ticiane Bombassaro Marassi, oferecerá visitas mediadas pelas exposições “Victor Meirelles – De aprendiz a professor” e “Movências”.
As duas oficinas artísticas têm a duração aproximada de 1h30min e não exigem experiência prévia. Foram pensadas a partir da exposição de curta duração “Movências”, na qual 22 associados da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos ressignificam os fundadores Eli Heil, Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro e Vera Sabino. A condução teórico-prática estimulará a participação ativa dos participantes por meio de exercícios orientados, promovendo um espaço de aprendizado coletivo e troca de experiências e prática artística.
PROGRAMAÇÃO
09/12, 14h (terça-feira):
Oficina “Colagem e mosaicos em cartões inspirados na obra de Rodrigo de Haro”
A atividade propõe uma conversa inicial sobre alguns trabalhos de Rodrigo de Haro, especialmente suas composições visuais e relações com narrativas simbólicas da ilha de Florianópolis, seguida de uma prática de criação de colagens e mosaicos em cartões postais, utilizando papéis, texturas e elementos gráficos que dialoguem com a construção do mural da UFSC. A oficina será conduzida de forma teórico-prática, combinando momentos de mediação e apresentação do trabalho do artista com atividades de experimentação artística. A proposta busca equilibrar reflexão e prática, estimulando a participação ativa dos participantes por meio de exercícios orientados. Assim, pretende-se promover a construção coletiva de saberes e ampliar o conhecimento sobre o trabalho de Rodrigo de Haro.
Ministrante: Gustavo Henrique Scheidt, artista visual
Nascido em Petrolândia, na região do Alto Vale do Itajaí (SC), atualmente reside em Florianópolis. Estudante do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atua como artista na capital catarinense desde 2021. Sua pesquisa é voltada para o campo da pintura e para o estudo da transformação e fragmentação da paisagem. Sua produção abrange diferentes suportes, incluindo tela, pintura-objeto, instalação e intervenções urbanas, explorando aspectos do sensível, do íntimo e do político da paisagem em que se está.
11/12, 10h (quinta-feira):
Oficina “Entre criaturas: O Universo de Eli Heil”
Ministrante: Gustavo Henrique Scheidt, artista visual
A atividade propõe uma conversa inicial sobre os bichos criados por Eli Heil, especialmente sobre as criações que surgiram do museu Ovo (casa da artista), percebendo e fabulando relações com os elementos mágicos da ilha de Florianópolis e o universo criada pela artista. A oficina será conduzida de forma teórico-prática, combinando momentos de mediação e apresentação do trabalho da artista com atividades de experimentação artística. A proposta busca equilibrar reflexão e prática, estimulando a participação ativa dos participantes por meio de exercícios orientados. Assim, pretende-se promover a construção coletiva de saberes e ampliar o conhecimento sobre o trabalho de Eli Heil.
13/12, 11h e 14h (sábado):
Visitas mediadas pelas exposições “Victor Meirelles – De aprendiz a professor” e “Movências”.
Responsável: Ticiane Bombassaro Marassi, servidora responsável pelo Programa Ação Educativa do Museu Victor Meirelles
SERVIÇO:
O QUÊ: Evento Férias no Museu!
QUANDO:
09/12, 14h (terça-feira), 11/12, 10h (quinta-feira), 13/12, 11h e 14h (sábado)
ONDE: Museu Victor Meirelles – Florianópolis, SC
PÚBLICO-ALVO: A partir dos 10 anos de idade (crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis)
ENTRADA GRATUITA. Sujeito a lotação, por ordem de chegada