Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesMVM promove palestra sobre obra de restauração e ampliação do prédio histórico
O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) promove a palestra “Relatos da obra de restauração e ampliação do Museu Victor Meirelles” no dia 25 de novembro de 2025, às 14h. A arquiteta e urbanista Bettina Collaro Goerlich de Lourenço falará sobre acertos e desafios que estiveram presentes na obra do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC/Cidades Históricas, do Governo Federal, no período de 2016 a 2019, ampliando a área total do museu de 400 m² para 740 m². A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade tem como público-alvo estudantes, técnicos e profissionais das áreas de arquitetura, engenharia civil, museologia conservação e preservação de bens móveis e imóveis.
O projeto, sob responsabilidade técnica da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina, totalizou o custo de R$ 4,82 milhões e integrou os dois edifícios – o antigo sobrado luso-brasileiro, do final do século XVIII, que abriga o Museu Victor Meirelles desde 1952, casa onde nasceu o artista, e o edifício adjacente, da década de 60, cedido pelo governo do Estado de Santa Catarina. A instituição museológica recebeu elevador, auditório, sala de exposições temporárias e espaço de convivência social. Também passou por melhorias gerais, como climatização, nova iluminação, implantação de condições de acessibilidade e segurança.
A ministrante apresentará detalhes sobre a preparação do entorno e os projetos preliminar, executivo e arquitetônico e complementares. Falará, ainda, sobre a importância da atuação de diferentes áreas de conhecimento na participação e sobreposição dos projetos, colaborando para a adequada execução de uma obra deste porte, “onde a arte (acervo móvel) encontra-se em um imóvel de valor histórico e integrado a uma edificação moderna”, ressalta. Todos os presentes receberão certificado de participação.
Bettina Collaro Goerlich de Lourenço é arquiteta e urbanista (Faculdade Metodista Bennett, RJ, 1990) e mestre em Conservação e Restauração de Bem Cultural Edificado (PROARQ/UFRJ, 1999). Atuou como integrante da equipe técnica do Núcleo Histórico Arquitetônico de Manguinhos (NAHM), da Fundação Oswaldo Cruz, entre 2002 e 2008, e participou de projetos de destaque na área da conservação patrimonial, como a consultoria na restauração das pinturas murais da Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema (RJ), entre 1999 e 2003. De 2008 a 2011, integrou a Cooperação Técnica Fiocruz x Iphan/SC, no Projeto Argamassas Históricas. Desde 2011, está cedida ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), atuando no Museu Victor Meirelles, onde coordena o Programa de Arquitetura e Conservação Predial.
Participou de eventos técnicos e científicos nacionais e internacionais, como o 3º Congresso Internacional sobre Comportamento de Estruturas Danificadas – Reintegração de Argamassar Históricas (2002), o 3º ENCORE – Reintegração de Argamassas Históricas, em Lisboa (2003), e o 8º DOCOMOMO Brasil – Restauração dos painéis modernistas de Burle Max da Fundação Oswaldo Cruz (2009).
É uma das autoras do livro Metodologia e Tecnologia na área de manutenção e conservação de bens culturais edificados: o caso do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (Fiocruz, 2010). Publicou o artigo Investigations in mortar coating systems and painting in the conservation of historic façades (2011), desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT/SP) e um laboratório técnico de Madri (Espanha). Em 2022, mediou a live “Arquitetura + Conservação em Museus”, com participação de profissionais envolvidos em projetos de referência no campo da arquitetura museal contemporânea. Participou do Volume II da Coleção “Arquitetura de Museus 2023: Parâmetros para Análise de Projetos de Arquitetura de Museus” a convite da Coordenação de Espaços Museais e Arquitetura (CEMA – IBRAM).
SERVIÇO:
O QUÊ: Palestra “Relatos da obra de restauração e ampliação do Museu Victor Meirelles 2016-2019”
MINISTRANTE: Bettina Collaro Goerlich de Lourenço
COLABORAÇÃO: Débora Regina de Freitas, estudante de Arquitetura e Urbanismo (UFSC), estagiária do Museu Victor Meirelles
QUANDO: 25 de novembro de 2025 (terça-feira), 14h
DURAÇÃO: 2h
ONDE: Museu Victor Meirelles – Rua Victor Meirelles, 59 – Florianópolis, SC
ENTRADA GRATUITA

