Nova edição regular da Revista Eletrônica Ventilando Acervos (v. 9, n. 2, dez. 2021) pode ser baixada no site https://ventilandoacervos.museus.gov.br/edicao-atual/. O número, organizado pela equipe do Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) e os participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos, reúne nove trabalhos, sendo cinco artigos, um Relato de Experiência, duas Entrevistas e uma Resenha, totalizando 17 autoras e autores que contribuíram com suas experiências de trabalho em museus ou com suas pesquisas acadêmicas sobre coleções.
Os temas abrangem diferentes áreas do conhecimento e da ação técnica em museus, como a gestão de riscos ao patrimônio musealizado, museus e exposições virtuais, educação, difusão digital de museus, diálogos entre exposição e cinema, moda e vestuário, pesquisa e colecionismo. O volume homenageia Franco Reinaudo, que dedicou nove anos de sua carreira à direção do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, primeiro museu do gênero na América Latina e que se tornou referência nacional e internacional na preservação da memória e na visibilidade da cultura e da arte LGBT.
O editor responsável é Rafael Muniz de Moura – museólogo e diretor do MVM. A comissão editorial é composta pelas servidoras Rita Matos Coitinho, Simone Rolim de Moura e agora conta com a participação de Mara Lúcia Carrett de Vasconcelos e de Ticiane Bombassaro Marassi, servidoras requisitadas pelo Museu Victor Meirelles que passam a contribuir com os rumos e os conteúdos da Revista. Há, também, um conselho consultivo encarregado de selecionar os trabalhos submetidos. Consideram-se os critérios como a pertinência do tema, a adequação às linhas da revista e o aspecto geral do texto.
Saiba Mais
A Revista
A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062, com periodicidade anual, é organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) e conta com o apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM). É dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.
A publicação busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.
O Grupo de Estudos
O Grupo de Estudos Política de Acervos foi iniciado em novembro de 2011 pela equipe do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados. Tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus.
Confira as normas de publicação, a edição atual e as anteriores e saiba mais em http://ventilandoacervos.museus.gov.br/