INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Museu Victor Meirelles recebe o artista Fernando Burjato em encontro sobre pintura

publicado: 07/08/2023 12h53, última modificação: 07/08/2023 12h53

O artista Fernando Burjato será o segundo palestrante da série mensal “Como o artista lê o que pinta?”, na qual artistas contemporâneos convidados debatem sobre problemáticas que envolvem questões da linguagem da pintura em suas práticas. O encontro será às 10h30min do dia 19 de agosto de 2023, sábado, no auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), com organização do Ateliê de pintura do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Interessados receberão certificado mediante assinatura em lista de presença.

Burjato graduou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1994). É doutor (2020) e mestre (2011) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Participou de exposições individuais e coletivas em diversas instituições, entre elas o Centro Cultural São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia (São Paulo), Museu de Arte do Rio (MAR) e Paço Imperial (Rio de Janeiro).

Possui obras nos acervos do Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu Metropolitano de Arte (MuMA) e Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR), em Curitiba, além da Casa Niemeyer, em Brasília. Em 2019, foi premiado na 7a Bienal Internacional do Pastel, em Nowy Sacz, Polônia. É autor do livro de contos Cabeça, corpo, caveira e alma (2000, Editora Bom Texto, RJ) e Arte brasileira nos acervos de Curitiba (2010, Editora Segesta, Curitiba), este em coautoria com Daniela Vicentini.

Saiba mais sobre a série
Em “Como o artista lê o que pinta?”, os palestrantes são provocados a discutir acerca do modo singular como cada artista lê o próprio trabalho, problematizando-se a prática da anotação, da citação, da leitura e do exercício no intercâmbio entre a teoria e prática. O projeto foi proposto pela professora colaboradora de pintura da Udesc Letícia Cardoso. O título da série de encontros, segundo ela, é uma anotação feita durante um curso com o artista, pintor, pesquisador e professor Paulo Pasta. Na ocasião, Pasta citava Ernst Gombrich, segundo quem “O pintor não pinta o que vê. Vê o que pinta”.

SERVIÇO

O QUÊ: Série de encontros sobre pintura “Como o artista lê o que pinta?”
QUANDO: Mensalmente, nas manhãs de sábado. Segundo encontro no dia 19/08/2023, às 10h30min, com o artista Fernando Burjato.
PRÓXIMOS ENCONTROS: 23/09: Patrícia Franca; 28/10: Adriane Hernandez; 25/11: Jociele Lampert; 07/12: Marco Garaude Giannotti.

Obra de Fernando Burjato. Sem título.