INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Patricia Franca-Huchet ministra palestra sobre pintura no Museu Victor Meirelles

publicado: 26/09/2023 16h13, última modificação: 26/09/2023 16h13

A artista Patricia Franca-Huchet será a terceira palestrante da série mensal “Como o artista lê o que pinta?”, na qual artistas contemporâneos convidados debatem sobre problemáticas que envolvem questões da linguagem da pintura em suas práticas. O encontro será às 10h30min do dia 07 de outubro de 2023, sábado, no auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), com organização do Ateliê de pintura do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Interessados receberão certificado mediante assinatura em lista de presença.

A apresentação, intitulada “A questão Longínqua: como a imagem surge em nós”, aborda imagem e tempo – duas palavras-chave que acompanham o processo artístico de Patricia desde o início. Segundo ela, as imagens espelham o tempo e geram uma lógica própria, existindo na sociedade um devir imagem que acompanha um devir humano. Assim, questiona: “O que faz o artista e o historiador com as imagens? Como escrever a história ou histórias com imagens? Qual é sua ressonância social e política? Em qual medida os discursos críticos voltados sobre as imagens determinam a maneira como as percebemos?”.

Patricia Franca-Huchet
Artista, professora e pesquisadora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestre pela Université de Paris I: Panthéon/Sorbonne. Graduação pela Université de Paris VIII. Pós-doutorado na EHESS: École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris/FR (2019) e residência pela Université de Paris III (2009). Divide as suas atividades artísticas com a prática do ensino, da exposição, da pesquisa, da publicação e do evento (coordenação de eventos e apresentações de trabalho no Brasil e em outros países). Coordena o grupo BEIT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo. Foi professora pesquisadora da Universidade de São Paulo [ECA-CAP] de 1995 a 1997 a convite de Walter Zanini e Júlio Plaza. Tem obras na coleção da Fondation Danäe, Museu de Lalín — França e Espanha —, no Museu de Arte de Brasília, particulares e publicações em livros e revistas no Brasil, assim como em outros países. Seu trabalho “Os quatro fotógrafos” (2010-atual) foi mostrado em vários locais: Paris FR 2009, València ES 2009, Madrid ES 2010, Montreal CA 2011, Florianópolis e Belo Horizonte, BR 2012, Lalín [Bienal], Mulhouse FR em 2014. Expõe seus trabalhos no Brasil e em outros países.  Foi residente e membro do Comitê Diretor do IEAT: Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Em 2019 e 2022 recebeu o Special Prize nas exposições da KSDS Korean Society of Design and Science. Atualmente é diretora do Campus Cultural UFMG na cidade de Tiradentes, Minas Gerais.

Saiba mais sobre a série
Em “Como o artista lê o que pinta?”, os palestrantes são provocados a discutir acerca do modo singular como cada artista lê o próprio trabalho, problematizando-se a prática da anotação, da citação, da leitura e do exercício no intercâmbio entre a teoria e prática. O projeto foi proposto pela professora colaboradora de pintura da Udesc Letícia Cardoso. O título da série de encontros, segundo ela, é uma anotação feita durante um curso com o artista, pintor, pesquisador e professor Paulo Pasta. Na ocasião, Pasta citava Ernst Gombrich, segundo quem “O pintor não pinta o que vê. Vê o que pinta”.

SERVIÇO

O QUÊ: Série de encontros sobre pintura “Como o artista lê o que pinta?”
QUANDO: Mensalmente, nas manhãs de sábado. Terceiro encontro no dia 07/10/2023, às 10h30min, com a artista Patricia Franca-Huchet.
ONDE: Auditório do Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro. Florianópolis, SC.
PRÓXIMOS ENCONTROS: 28/10: Adriane Hernandez; 25/11: Jociele Lampert; 07/12: Marco Garaude Giannotti.

“Melancólico” (2008-2023), de Patricia Franca-Huchet, na exposição “Os Quatro Temperamentos”. Divulgação/Acervo Pessoal.