INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Publicações

Um Ponto e Outro

Revista Eletrônica do Programa de Exposições do Museu Victor Meirelles. Disponível, em versão impressa, o número 01, sobre Leonilson, com textos de criítica e de pesquisa, produzidos por estudantes, artistas, críticos, curadores e outros profissionais convidados.

Victor Meirelles – Novas Leituras

Composto por ensaios críticos sobre Victor Meirelles, redigidos por oito pesquisadores com diferentes visões e recortes, o livro Victor Meirelles – Novas Leituras apresenta ao público reflexões e resultados do trabalho realizado durante o projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação, que contou com o patrocínio da PETROBRÁS. O livro trata de aspectos da vida do artista Victor Meirelles em relação à evolução de sua obra artística, além de apresentar uma panorâmica da produção conhecida.

Museu Victor Meirelles 50 anos – Catálogo de Obras

O catálogo traz imagens e textos sobre o acervo de arte do século XIX do Museu Victor Meirelles, além de informações sobre a edificação histórica e a criação do Museu.

Victor Meirelles – Estudos de Trajes Italianos

Catálogo da exposição de mesmo nome, realizada entre agosto e outubro de 2006.

Museu Victor Meirelles – Gravuras

Catálogo de gravuras pertencentes à “Coleção XX/XXI” do Museu Victor Meirelles. São gravuras de Alex Gama, Amílcar de Castro, Ana Elisa Dias Baptista, Carlos Asp, César A. Rossi, Dudi Maia Rosa, Flávia Fernandes, Hélio Fervenza, Jandira Lorenz, Julia Iguti, Lú Pires, Lurdi Blauth, Marcelo Grassmann, Marta Berger, Paulo Carapunarlo, Roberto Burle Marx, Tur Simeti e Yara Guasque.

Obra em Perspectiva

Coletânea de textos produzidos para fôlderes para o projeto Obra em Perspectiva, que faz parte do programa de difusão e divulgação do Museu Victor Meirelles. Cada um dos textos, escritos por pesquisadores convidados, refere-se a uma obra da Coleção Victor Meirelles, que é colocada em perspectiva, estudada em detalhe nos seus aspectos iconográficos e/ou contextuais, propiciando discussões estéticas e novos olhares sobre as obras do acervo do MVM.