INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

Revista Eletrônica Ventilando Acervos recebe inscrições de trabalhos até setembro

publicado: 05/06/2024 17h02, última modificação: 05/06/2024 17h02

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos, publicação do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), está com chamada de trabalhos aberta para receber textos nas modalidades artigo, relato de experiência, entrevista e resenha de livros, filmes ou exposições. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de setembro de 2024 para o e-mail reva@museus.gov.br e o assunto da mensagem deve indicar “Inscrição de trabalho”. A revista possui classificação B1 no sistema brasileiro de avaliação de periódicos Qualis/CAPES. As normas de publicação e mais informações estão disponíveis no site https://ventilandoacervos.museus.gov.br/normas-de-publicacao/ .

Os pesquisadores e profissionais de museus brasileiros e do exterior podem compartilhar suas reflexões e atividades realizadas na área da gestão de acervos em museus dentro de três temas de interesse: Gestão de acervos em museus, Interfaces da gestão de acervos com demais processos museológicos e Colecionismo. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado até 10 de novembro de 2024. A publicação será lançada em dezembro de 2024, em seu décimo segundo volume.

A Revista

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062, com periodicidade anual, é organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) e conta com o apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM). É dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

A publicação busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.

Temas de interesse

– Gestão de acervos em museus:
Bases teóricas e conceituais, diretrizes internacionais, políticas para o patrimônio musealizado, gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus, metodologias e procedimentos em documentação, conservação e segurança;

– Interfaces da gestão de acervos com demais processos museológicos:
Gestão institucional, pesquisa, exposição e educação em suas relações teórico-metodológicas com diferentes campos do saber;

– Colecionismo:
Debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de memórias e identidades.

O Grupo de Estudos:
O Grupo de Estudos Política de Acervos foi iniciado em novembro de 2011 pela equipe do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados. Tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus.

Confira as normas de publicação, a edição atual e as anteriores e saiba mais em http://ventilandoacervos.museus.gov.br/

SERVIÇO

O QUÊ: Chamada de Trabalhos – Número regular da Revista Eletrônica Ventilando Acervos v. 12, dezembro 2024
INSCRIÇÕES: reva@museus.gov.br
PRAZO: Até 30 de setembro de 2024

MAIS INFORMAÇÕES:
https://ventilandoacervos.museus.gov.br/normas-de-publicacao/