INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

UFSC e Museu Victor Meirelles promovem ciclo de debates sobre a obra de Gramsci

publicado: 27/09/2023 17h36, última modificação: 27/09/2023 17h36

O Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho – TMT/CED/UFSC e o Museu Victor Meirelles realizam parceria para a realização de um ciclo de debates e formação sobre a obra do filósofo italiano Antonio Gramsci. O professor convidado, Dr. Gianni Fresu, foi professor de Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e atualmente é docente na Università di Cagliari – Itália, responsável pela Cátedra Antonio Gramsci. Gianni Fresu estará no Brasil no mês de outubro para participar de eventos em Uberlândia e Belém do Pará. No período de 3 a 10 estará em Florianópolis para um conjunto de atividades envolvendo reuniões, palestras, cursos e debates.

As reuniões são fechadas para os pesquisadores e pesquisadoras convidados. A programação pública, que garante certificados emitidos pela UFSC aos inscritos, é a seguinte:

Minicurso: “Americanismo e fordismo: reflexões de Gramsci sobre Trabalho, e educação”
Dias 3, 5 e 6 de outubro, 14 às 18h, sala 111, bloco D do Centro de Ciências da Educação (campus UFSC/Trindade)
VAGAS LIMITADAS.
Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/americanismofordismo

Conferência: “Tradutibilidade gramsciana e a questão colonial”
Dia 04 de outubro. 19h
Auditório do CFH/UFSC
Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/tradutibilidadegramsciana

Palestra: Educação Integral e Espaços culturais
Dia 09/10 às 18:30
Auditório do Museu Victor Meirelles (Centro de Florianópolis)
Inscrições:  http://inscricoes.ufsc.br/espacosculturais

O prof. Gianni Fresu é conhecido mundialmente pela sua produção intelectual no campo da filosofia, das ciências sociais e políticas. Um dos mais brilhantes estudiosos e intérpretes da obra de Antonio Gramsci, ele já esteve no Brasil em outras oportunidades e vem contribuindo sobremaneira para o aprofundamento dos debates sobre as questões relacionadas à realidade brasileira, a configuração do Estado e a política, assim como da educação e da cultura.