Instituto Brasileiro de Museus
Museu Victor MeirellesVideoperformance “Sob(re) a Pele” estreia em Florianópolis com investigação visual sobre cicatrizes e memória
Trabalho de Ricardo Goulart, com mediação de Daniele Zacarão, ocupa o auditório do Museu Victor Meirelles após exibição em Criciúma
FLORIANÓPOLIS, SC — A pele é mapa, é fronteira e é memória. Nesta terça-feira (16/12), às 20h, o Museu Victor Meirelles recebe a videoperformance “Sob(re) a Pele”. Com entrada gratuita, o evento marca a chegada do projeto à capital catarinense, após exibição em Criciúma.
“Sob(re) a Pele” é uma videoperformance que investiga as marcas do corpo, cicatrizes visíveis e memórias invisíveis, como inscrições que moldam a forma de habitar a própria pele. A partir de suas próprias cicatrizes, o artista Ricardo Goulart constrói uma partitura de movimentos e imagens que atravessa a vulnerabilidade, as fricções e o “estar ali”.
Ao projetar imagens sobre a própria pele, o trabalho cria camadas visuais que se misturam ao movimento do corpo. A videoperformance utiliza luz e textura para evidenciar as cicatrizes, convidando o público a enxergar essas marcas não como ausência, mas como algo que se reinscreve.
A sessão contará com acessibilidade em Libras e, ao final, haverá mediação com a artista visual e professora Daniele Zacarão, promovendo uma conversa aberta com o público para discutir o processo criativo e as sensações evocadas pela obra.
Incentivo e Apoio Cultural
Esta proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto possui apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), do NELOOL (Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidades e Outras Linguagens) e do Experimentextos (Laboratório de tradução e performance), vinculados ao DLLE/UFSC.
FICHA TÉCNICA
Performance, concepção e design gráfico: Ricardo Goulart
Dramaturgista: Guilherme Lohn
Direção de arte: Mariana Corale
Preparação corporal e experimentação em vídeo: Mônica Siedler
Captação de imagens: Gentil Júnior
Assistência de produção e iluminação: Rafael Motta
Mediação: Daniele Zacarão
Produção: Gustavo Bieberbach
Edição: Arzua Filmes
Realização: Cia Embróglio
SERVIÇO
Videoperformance “Sob(re) a Pele”
16 de dezembro de 2025 (terça-feira), às 20h
Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis)
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa: 16 anos